segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Cambalache
"Que o mundo foi e será uma porcaria eu já sei
Em 506 e em 2000 também
Que sempre houve ladrões, maquiavélicos e safados
Contentes e frustrados, valores, confusão
Mas que o século xx é uma praga de maldade e lixo
Já não há quem negue
Vivemos atolados na lameira
E no mesmo lodo todos manuseados
Hoje em dia dá no mesmo ser direito que traidor
Ignorante, sábio, besta, pretensioso, afanador
Tudo é igual, nada é melhor
É o mesmo um burro que um bom professor
Sem diferir, é sim senhor
Tanto no norte ou como no sul
Se um vive na impostura e outro afana em sua
Ambição
Dá no mesmo que seja padre, carvoeiro, rei de paus
Cara dura ou senador
Que falta de respeito, que afronta pra razão
Qualquer um é senhor, qualquer um é ladrão
Misturam-se beethoven, ringo star e napoleão
Pio ix e d. joão, john lennon e san martin
Como igual na frente da vitrine
Esses bagunceiros se misturam à vida
Feridos por um sabre já sem ponta
Por chorar a bíblia junto ao aquecedor
Século xx "cambalache", problemático e febril
O que não chora não mama
Quem não rouba é um imbecil
Já não dá mais, força que dá
Que lá no inferno nos vamos encontrar
Não penses mais, senta-te ao lado
Que a ninguém mais importa se nasceste honrado
Se é o mesmo que trabalha noite e dia como um boi
Se é o que vive na fartura, se é o que mata, se é o
Que cura
Ou mesmo fora-da-lei"
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Obama eleito; a história, afinal, não acabou...
fonte:www.vermelho.org
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Se eu tivesse nascido na lua....
Não sei se é adequado postar isso aqui ou não, mas é algo que muito me incomoda, é provável que a maioria ache que estou errado, inclusive, já estou bem acostumado com isso, quando discuto com as pessoas sobre esse assunto sempre saio deprimido, muito irritado, e tristemente desiludido. Ainda assim insisto, enquanto tiver "saco" para isso, a não parar de discutir, o dialogo é fundamental na construção de uma sociedade mais justa. Um dos pontos que eu quero chegar é na depreciação do "ser nordestino",a idéia de que um ser humano pode ser melhor do que outro porque um nasceu em Santa Catarina e outro na Paraíba, é uma piada. É claro que nenhum sulista diria exatamente essas palavras, mas no fim o discurso deles são exatamente isso!!Então esse texto é sobre o preconceito com o nordestino? Não! É sobre "gente", sobre mim, sobre você, meu pai, minha irmã que ainda nem sequer tem 1 ano de vida, o mendigo da esquina, o dono do supermercado, o estudante de direito, enfim, trata-se apenas de "gente"!
Com isso vou aonde realmente quero chegar, será um sergipano melhor que um alagoano, ou um baiano melhor que um pernambucano? Não! Em minha opinião, assim como nenhum sulista é melhor que um nordestino, e nenhum americano é melhor do que um brasileiro, e, é claro, nenhum israelita é melhor do que um palestino, e vice-versa. Acho extremamente banal uma conversa em que o foco esteja na desmoralização de outro, simplesmente porque esse não nasceu no mesmo estado daqueles que estão a descriminá-lo, essa briguinha Bahia e Sergipe, quem mora em Sergipe sabe como é, trata-se apenas de ignorância. Ouço gente que tem cabeça, que entendem muito bem as coisas, gente que costumo ter conversas bem agradáveis, mas, que tem enraizado esse preconceito, que é o preconceito com o diferente. Tem essa conversa em Aracaju de que quando os baianos se mudam para Aracaju têm mania de criticar a cidade, sempre falando de como a Bahia é boa, essas coisas, entendo que se você conviver muito tempo com pessoas que fazem esse tipo de coisa é normal ficar bastante estressado com isso, só que deve haver outro meio de lidar com isso, que seja diferente de simplesmente revidar, passando a falar mal de baianos por isso ou aquilo. O que buscamos? Evolução, desenvolvimento intelectual, ou a adoração à ignorância? O triste é ver que a geração a qual eu pertenço já está pra lá de perdida, mas, aqui estamos nós...
sábado, 1 de novembro de 2008
A elite, como sempre, quer ''corte de gastos''
A caradura dos capitalistas, maiores responsáveis pela atual crise - com seus dogmas neoliberais do ''estado mínimo'' e da total desregulamentação financeira - é impressionante. Eles afundaram a economia e querem que os trabalhadores paguem o pato.
Nas últimas semanas, a mídia hegemônica alardeia a proposta do ''corte dos gastos públicos''. Os empresários são beneficiados com novas linhas de crédito e redução do compulsório que os bancos são obrigados a depositar no Banco Central, medidas que já injetaram bilhões nas empresas. Mas a burguesia exige mais: quer arrochar os servidores públicos, abortar a valorização do salário do mínimo, penalizar a Previdência e reduzir os ''gastos sociais'' do governo. Segundo Jorge Gerdau, o barão da siderurgia, este gastos ''são inúteis'', que deviam ser cortados para ''garantir mais crédito aos investimentos e às empresas''.
A proposta do ''corte dos gastos'' evidencia a ganância destrutiva dos capitalistas. Os adoradores do ''deus-mercado'', partidários da ''mão invisível (e cruel) do mercado'', não enxergam que a redução dos investimentos públicos - seja na Previdência, no salário mínimo ou no programa Bolsa Família - restringirá ainda mais o consumo da sociedade, com impacto negativo na produção e, de quebra, no emprego e renda. Um círculo vicioso, satânico, que dificultaria ainda mais a saída da atual crise econômica. Serviria apenas aos especuladores, os culpados pela crise.
A cegueira dos empresários, difundida pela mídia burguesa, é tamanha que eles não ouvem sequer os conselhos de renomados economistas e nem observam os movimentos inversos realizados até por outras nações capitalistas. Até nos EUA, pátria da desregulamentação, o governo apresentou pacote estimulando o consumo da sociedade e elevando os gastos públicos. Para o jornalista Paul Krugman, ganhador do Premio Nobel de Economia, ''no momento, aumentar os gastos públicos é a decisão acertada a ser tomada pelo governo dos EUA. Do contrário, a recessão será mais cruel e longa''.
fonte: http://www.vermelho.org.br/
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Quem somos?
Para o primeiro texto do blog, um pouco sobre nós, os criadores.
Antes, falar é claro sobre o nome do blog "batendonamaquina", uma alusão ao "sistema"em que vivemos, ele apesar de claramente ultrapassado (na minha opinião, já nasceu ultrapassado) ainda reina com certa tranqüilidade, pensando no nome do blog, nos veio a cabeça um certo baiano, o raulzito, ele que tanto falou do "monstro sist" e das suas armadilhas, daí veio a idéia para o nome do blog, e espero que tenhamos sucesso nos nossos objetivos.
Eu sou o Eder Getirana, 23 anos, estudante da Universidade Federal de Sergipe(UFS), graduando em Serviço Social, curso pelo qual optei porque sempre estive em contato com pessoas que participavam de movimentos sociais e organizações sindicais, o que fez com que cada vez mais me interessasse mais por esse tipo de seguimento e teoria.
Quando eu e o companheiro Cleiton tivemos essa idéia de criar alguma ferramenta para expor nossos pensamentos, foi justamente com intuito de abordar esses temas, cujo interesse seria das classes não dominantes nesse modo de produção em vigência e fazer uma espécie de banco de dados com temas que achamos ser interessantes de serem arquivados e até debatidos para que em determinado tempo possa ser utilizado com o intuito de fazermos uma reflexão sobre tais questões.
Bem, eu sou Cleiton Lobo, 22 anos, estudante de tecnologia de petróleo e gás, e em breve de áudio e visual, curso esse que já há algum tempo eu estou querendo fazer. O motivo que me leva a fazer esse blog, juntamente com o meu amigo Eder, é para usá-lo como uma ferramenta que nos ajude na construção de idéias, idéias essas que não podem ficar restritas a teoria, devendo seguir um curso natural que nos leve a usá-las na pratica, e mais importante, no dia-a-dia, seja como consumidor, vendedor, patrão, empregado ou dona de casa.
Na tentativa de criarmos uma sociedade melhor as vezes esquecemos que é necessário criar um individuo melhor, capaz de entender o que acontece a sua volta, de compreender que ao ler ou ouvir uma noticia, essa não pode ser tratada de imediato como uma "verdade", e sim, como informação, e, saber diferenciar" verdade" e informação faz bastante diferença. Enfim, para não mais alongar, termino esse texto mostrando que a nossa intenção, já esclarecida pelo Eder, não é de defender partido ou candidato, e sim mostrar para vocês (amigos e conhecidos nossos, afinal quem mais lerá isso!!rsrs) algumas noticias e informações(jamais uma verdade por assim dizer, essa conclusão cabe a vocês!!) e um pouco daquilo que pensamos sobre o assunto, alem é claro de um pouco de historia política, entendermos que política não se trata dessas campanhas bitoladas que estamos acostumados a ver.É isso, espero que gostem do que faremos aqui(se não gostar vamos cortar a amizade!!!rsrsr)e aproveitem esse espaço para discutir os problemas do cotidiano, não estamos falando de relacionamentos amorosos!!!